Apresentação
   Missão e Visão
   Estatuto
   Estrutura Organizacional
   Conselho Consultivo
   Agências Reguladoras
   Exportação
   Informação Tecnológica
   Metrologia Cientifica
   Qualidade
   Orgãos Governamentais
     
 
 
     
 



A utilização do CO2, abrangendo a sua captura e utilização
IMAGEM: Shutterstock

A captura e a utilização de CO2 (carbon capture and utilization - CCU) pertencem ao conjunto de tecnologias para a mitigação das mudanças climáticas, compreendendo, inclusive, a captura e o armazenamento de CO2 (carbon capture and storage - CCS). Neste caso, enquanto o CCS prevê a destinação final do CO2 capturado para sítios geológicos ou poços depletados da exploração de petróleo e gás natural, o CCU utiliza o CO2 como matéria-prima para a conversão em produtos.


 



Os sistemas de segurança física dos data centers
IMAGEM: Shutterstock

O acesso irrestrito à informação disponível na internet, demandado pela sociedade, tem levado a um crescimento exponencial do tráfego de informação na internet e do volume de dados armazenados. Os data centers têm abrigado e dado suporte à tecnologia da informação e às redes de telecomunicações, processando, armazenando e transportando dados. Eles são necessários tanto aos operadores de rede (provendo os serviços para as dependências do proprietário) quanto às corporações nas instalações destes clientes.


 



A segurança para a utilização dos recipientes transportáveis com GLP
IMAGEM: Shutterstock

O aço utilizado para fabricação do corpo do recipiente deve ser de aços em conformidade com os graus GL-1, GL-2, GL-3, GL-4 ou GL-5 da ABNT NBR 7460; aços com outra classificação devem ter sua equivalência comprovada de acordo com os graus dos aços requeridos conforme a NBR 7460. O material dos flanges deve ser em aço, com soldabilidade compatível com o material do corpo do recipiente, devendo ser proveniente de processos de conformação e não de fundição.


 



API STD 5L8: a inspeção em campo de tubulação nova
IMAGEM: Shutterstock

Essa norma, publicada em 2025 pelo American Petroleum Institute (API), especifica os requisitos e fornece as recomendações para inspeção e teste em campo de tubulações novas. Abrange as práticas e tecnologias comumente utilizadas em inspeções em campo.


 



Os requisitos normativos de projeto para passagem em nível pública exclusiva para pedestres
IMAGEM: FreePik

O projeto deve contemplar a justificativa para a adoção da passagem em nível para pedestres (PNP). O projeto da PNP não pode conter projetos de outros tipos de travessias. O projeto deve compreender os seguintes elementos: a planta baixa, na escala de 1:500, com abrangência suficiente para verificação da conformidade com esta norma; o perfil das vias que se cruzam, nas escalas de 1:500 (horizontal) e de 1:100 (vertical); os desenhos das proteções adotadas; e os detalhes e especificações da sinalização passiva.