Apresentação
   Missão e Visão
   Estatuto
   Estrutura Organizacional
   Conselho Consultivo
   Agências Reguladoras
   Exportação
   Informação Tecnológica
   Metrologia Cientifica
   Qualidade
   Orgãos Governamentais
     
 
 
     
 

 Conselho Consultivo

 

A composição do conselho consultivo encontrasse abaixo classificada por ordem alfabética.

Alberto J. Fossa 

Engenheiro Eletricista (POLI - USP – 1985); Pós-graduado em Automação de Sistemas (POLI - USP – 1994); MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação (FEA - USP –1999); MBA Extention in Knowledge, Technology and Inovation pelo Bentley College (MIT – Massachusetts Institute of Technology e Boston University / USA - 2000).

Participou de projetos de consultorias, ligados à Universidade, em automação de sistemas elétricos (1986-1989); Desenvolveu projetos de Gestão Estratégica na área Eletroeletrônica nas áreas de normalização, avaliação de conformidade de produtos e sistemas de gestão (Alcoa Alumínio S/A 1989-1994); Consultor de empresas na área de Sistemas de Gestão Integrada; Consultor de empresas na área de Gestão Estratégica em Tecnologia, com especialização nas áreas de normalização, avaliação de conformidade de produtos, serviços e sistemas (Nokia - Finlândia, Allgon - Suécia, CommScope - EUA, NKF - Holanda, Eluma - Grupo Paranapanema BR, Procobre - ICA / EUA); Coordenador de missões internacionais para desenvolvimento de mercado tecnológico e análise de tratados de barreiras técnicas (AFL Alcoa Fujikura – EUA – 1994, Alcoa / Elastimold / Hendrix – EUA – 1995, Nokia – Finlândia – 1997, NKF Holanda 1998, NKCables Finlândia – 1998, CommScope – EUA – 2000, Procobre – França 2001).

Membro de diversos Comitês Brasileiros da ABNT (CB02, CB03, CB09, CB24, CB44); Representante do Comitê Brasileiro de Combustíveis CB09 nas discussões de âmbito internacional do National Fire Protection Association – NFPA – USA (NFPA54 e NFPA58).

Sócio-Diretor da MDJ Assessoria e Engenharia Consultiva, atuando na coordenação de projetos de gestão (estratégica, de conhecimento, tecnológica) e avaliação de conformidade de serviços e produtos.

 

Cristiano Ferraz de Paiva

Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em 1989.

Consultor na área de tecnologia da informação, especificamente na área de gerenciamento eletrônico de documentos, desenvolvendo trabalhos para: Organismos de Normalização e empresas industriais.

Bastante familiarizado com o Sistema Brasileiro de Normalização, sendo interessado atuante deste segmento, desde o ano de 1995, na participação de comissões de elaboração de Normas Técnicas e na gestão operacional do CB-03 - Comitê Brasileiro de Eletricidade.

Seis anos de participação como membro suplente eleito no Conselho Deliberativo da ABNT da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Sócio Fundador e Vice-presidente da Target engenharia e Consultoria Ltda.

 

Douglas Messina 

Técnico em Eletrotécnica formado pela Escola Técnica Federal de SP.

Especialista do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP - IPT, atuando nas áreas de Instalações Elétricas Prediais, Saneamento Ambiental e Segurança ao Fogo, Sistemas de Aquecimento de Água,

Programa Brasileiro de Etiquetagem (INMETRO), Instrumentação Aplicada às Instalações Prediais, Sistema da Qualidade, Ensaios em Componentes Elétricos, Aparelhos e Instalações Prediais, Hidráulicos e Instalações Hidráulicas Prediais; Coordenador da Comissão da ABNT responsável pelas normas de Aparelhos eletrodomésticos fixos de aquecimento de água.

Membro da Comissão Técnica de dispositivos de proteção e comando para baixa tensão da União Certificadora - UC.

 

Eduardo Daniel 

Engenheiro Eletricista (POLI - USP – 1978); Pós-graduado em Sistemas de Potência (POLI - USP – 1981); MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação (FEA/USP – 1999); MBA Extension on Innovation, Technology & Knowledge Management (Harvard University and Bentley College/USA – 2000).

Trabalhou na Divisão de Cabos da Alcan Alumínio do Brasil S/A (1978-1992), chegando a Gerente de Desenvolvimento de Mercado e Garantia da Qualidade das Divisões de Cabos de Alumínio e Cobre; Sócio-Diretor da MDJ Assessoria e Engenharia Consultiva, atuando em consultoria nas áreas de gestão empresarial, normalização, qualidade e tecnologia (desde 1995).

Membro dos Working Groups 04, 05 e 06 do TC 7 (Bare Conductors) da IEC (International Electrotechnical Commission) (1985 – 1992), com reuniões realizadas em Paris, Estocolmo , Londres e Madri; Secretário do TC 7 da IEC (1990 –1992); Coordenador da CE 03:20.01 do Comitê Brasileiro de Eletricidade (CB-03) da ABNT, desde 1980; Coordenador do Comitê Brasileiro de Cobre (CB-44) da ABNT, desde 1999.

Representante dos Organismos de Certificação de Produtos credenciados do Inmetro no Comitê Brasileiro de Certificação – CBC de 1999 a 2001; Consultor do Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo) e da Associação Brasileira do Cobre (ABC); Vice-Presidente do Conselho Diretor da União Certificadora (UCIEE) nas gestões de 1996/1998 e de 1999/2001; Membro das Comissões Técnicas de Certificação de Produto (fios e cabos) e de Sistemas da Qualidade da UCIEE; Membro do Conselho Diretor de Escritório de Certificação de Produtos e Serviços do CEPEL; Membro da Comissão Técnica de Eletroeletrônica do Comitê Brasileiro de Certificação – CBC; Secretário da Subcomissão de Certificação de Instalações Elétricas do CBC, desde 2000;Membro do Conselho de Meio Ambiente das entidades do setor eletroeletrônico



Ivana Co Galdino Crivelli

Advogada, bacharel em Direito pelo CEUB - Centro Unificado de Direito de Brasília - Faculdade de Direito do Distrito Federal (1990); Pós-graduada em Direito dos Contratos pelo Centro de Extensão Universitária (2001). Pós-graduada em Direito de Autor e Direitos Conexos na Universidade de Buenos Alres, Argentina (2003)

Coordenadora Cultural — Associação Paulista da Propriedade Intelectual ASPI - 2001/3.

Presidente da Comissão de Direitos Autorais do Instituto Brasileiro da Propriedade Intelectual — IBPI desde 2001.

Diretora de Cursos de Direito Autoral e Direitos da Personalidade e Coordenadora do Núcleo de Direitos Autorais e Direitos da Personalidade da ASPI (2003/7);

Representante no Comitê de Direito de Autor e Direitos Conexos na Organização Internacional de Propriedade Intelectual — OMPI (Genebra) desde 2003 pela da Associação Paulista de Propriedade Intelectual e a partir de 2005 representará também o Instituto Interamericano de Direito de Autor - lIDA

Membro da Comissão de Propriedade Imaterial — Grupo Direito Autoral da OAB/SP;

Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual - ABPI;

Membro da Associação Brasileira de Direito Autoral - ABDA;

Autora de artigos e palestrante em cursos, seminários e congressos.

Sócia de Crivelli e Carvalho Advogados Associados;

Presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual – ASPI.

 

João Cunha 

Engenheiro Eletricista (UFU - 1981); Mestre em Engenharia Eletroeletrônica (ITA -1988); Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1984).

Pesquisador Adjunto no Programa Espacial Brasileiro – Centro Técnico Aeroespacial – CTA (1992); Professor da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP (2000).

Diretor da MI OMEGA Engenharia.

Atual Coordenador da Comissão da ABNT responsável pela norma NBR 14039 "Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV".

 

José Ernani da Silva 

Engenheiro Eletricista (POLI-USP-1980); Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica.

Professor Adjunto da E.E. Mackenzie.

Diretor da Therpac Engenharia.

Membro de Comissões de Estudo da ABNT.

 

Mauricio Ferraz de Paiva

Engenheiro eletricista pela Universidade Mackenzie 1990.

Especialista na área de desenvolvimento de sistemas pela Tecnical Universitat Cheminits, Cheminits, Alemanha, 1991.

Convidado pelo CBN – Comitê Brasileiro de Normalização, em maio de 2004, para colaborar na elaboração do primeiro PBN – Plano Brasileiro de Normalização.

Consultor na área de tecnologia da informação, especificamente na área de gerenciamento eletrônico de documentos e gestão de conhecimento, desenvolvendo trabalhos para Organismos de Normalização e empresas industriais.

Bastante familiarizado com o Sistema Brasileiro de Normalização, sendo interessado atuante deste segmento, desde o ano de 1992, na participação de comissões de elaboração de Normas Técnicas e na gestão operacional do CB-03 - Comitê Brasileiro de Eletricidade.

Convidado pela ABNT, conforme Resolução DE 14/97, para participar do Grupo de Assessoramento da Diretoria Executiva sobre o tema "Distribuição de documentos por meio eletrônico".

Nomeado pela ABNT para representar o Brasil no Workshop Técnico Internacional, realizado em 17 e 18/07/1997 em New York City - USA, promovido pela OEA e com participação da ANSI, ISO e IEC, sobre o tema "Sistemas de Informação para Normas e Regulamentos Técnicos".

Seis anos de participação ativa como membro eleito no Conselho Deliberativo da ABNT da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Sócio Fundador e Presidente da Target Engenharia e Consultoria Ltda.

 

Roberto Tardelli

Advogado, Promotor de Justiça, tendo ingressado no Ministério Público do Estado de São Paulo em maio de 1984, atuando nas comarcas de Orlândia e Ribeirão Preto. Em 1993 passou a atuar na cidade de São Paulo, onde foi assessor de Procuradores Gerais de Justiça, membro da CEJAI (Comissão de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça/SP), Promotor de Justiça da Infância e Juventude e, atualmente, é Promotor de Justiça do Primeiro Tribunal do Júri da cidade de São Paulo, e seu Secretário-Executivo.

Presidente da Organização Não Governamental (ONG) – Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, voltada ao atendimento de crianças e adolescente vítimas de maus tratos e abuso sexual.

Articulista da Revista “Ciência Criminal”.

Professor Universitário.

Conferencista.